PT  |  EN

Fundado em São Paulo por Daniel Corsi e Dani Hirano, ambos trabalham juntos desde o início de sua formação como arquitetos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie em 1999. Após experiências profissionais em seu país e no exterior, os arquitetos consolidam sua sociedade fundando o escritório CHN Arquitetos em 2007 e, posteriormente, o Corsi Hirano Arquitetos em 2010. Considerando a importância da atuação profissional, tanto na Arquitetura como no Urbanismo, o escritório vem construindo uma trajetória definida pela diversidade de projetos e acumulando uma participação numerosa em concursos públicos – dos mais variados tipos e escalas – tendo recebido diversos prêmios nacionais e internacionais como o 1º Prêmio - Concurso Público Nacional para o Complexo Trabalhista do TRT-Goiânia (2007), o 1º Prêmio - Concurso Público Internacional para o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (2009) e o 1º Prêmio - Concurso Público Nacional de Arquitetura para a Nova Sede Administrativa da Câmara Municipal de Porto Alegre no Rio Grande do Sul (2014). Seus projetos já foram expostos no Brasil e no exterior, incluindo a 12ª e a 14ª. Mostra Internazionale di Architettura della Biennale di Venezia (2010 e 2012) e o DAM - Deutsches Architekturmuseum em Frankfurt (2013), onde sua obra concluída do Fórum Trabalhista em Goiânia passou a integrar a coleção permanente. Além das exposições também tem recebido diversos prêmios por suas obras como a Menção Honrosa no Prêmio AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) em 2012 com o Fórum Trabalhista em Goiânia e em 2013 com a obra das Casas AV, vencedora na categoria Condomínios Residenciais do Prêmio O Melhor da Arquitetura - Editora Abril. Certos de que a prática da arquitetura também deve estar vinculada à reflexão acadêmica, mantêm um forte vínculo com as pesquisas e universidades.

Corsi Hirano Arquitetos é um escritório que busca elaborar e desenvolver propostas inovadoras de projetos e pesquisas fundamentalmente comprometidas com a prática da Arquitetura. Sua atuação compreende diversas atividades – independentemente de escala, programa ou lugar – associadas aos mais distintos setores, sejam eles de uso público ou privado: residencial, institucional, cultural, comercial, industrial, entre outros. A partir de uma compreensão abrangente e multidisciplinar da atualidade, sua produção tem como princípio básico considerar e responder às mudanças sociais, culturais, políticas e tecnológicas contemporâneas. Aliando teoria à prática, o escritório se propõe a participar de todo o processo de execução de uma ideia, desde a fase de criação do projeto até a sua construção.

Em cada projeto Corsi Hirano Arquitetos explora novas maneiras de integrar o aspecto funcional e programático do edifício à sua essência, expressão e significado, buscando uma síntese consistente dos valores que devem abarcar uma obra arquitetônica. A fim de potencializar seu uso, execução, contexto e sentido, objetiva-se construir propostas únicas para cada projeto e evidenciar a importância que um edifício assume como significado para o lugar e para as pessoas que o vivenciam. A prática se fundamenta em uma sólida postura filosófica, não limitada a parâmetros pré-determinados. No lugar de impor uma mesma solução a condições distintas, as características de um programa ou contexto são consideradas singulares, estabelecendo um ponto de partida determinante para cada projeto arquitetônico e transformando cada edifício numa obra única. O processo de criação dos projetos se desenvolve de maneira amplamente aberta a todos os tipos de influência condizentes com as condições apresentadas alcançando novas experiências relacionadas ao espaço, tempo, luz e matéria. Um projeto é sempre resultado de uma pesquisa que, além de se relacionar com o universo da arquitetura e da cidade, se abre aos mais diversos campos – arte, ciência, filosofia, história, cultura e tecnologia – em busca de um intenso envolvimento com o vasto conhecimento humano.

A responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável estão sempre presentes na produção do Corsi Hirano Arquitetos, associando aspectos ambientais, sociais e financeiros em todos os projetos. A sustentabilidade é indissociável da natureza de qualquer obra e – mais do que torná-la um discurso em si mesma – o escritório busca integrá-la aos demais elementos fundamentais que definem seu pensamento arquitetônico. Eficiência e eficácia da construção, adequação à tecnologia e métodos construtivos condizentes com a realidade do projeto e do lugar são essenciais para um design inovador. É igualmente indispensável o diálogo entre clientes, consultores, construtores e usuários finais, num processo dinâmico e progressivo de desenvolvimento de um projeto.